COMUNIC – IFSP CAMPUS MATÃO Ano II, Edição nº 193

Prezados (as) servidores (as) e discentes, seguem informações do dia.

 

1 – Eleições para o Conselho Superior – Inscrições abertas para a Subcomissão

Até amanhã (15/08), serão recebidas inscrições para a composição da Subcomissão voluntária que auxiliará no processo eleitoral dos representantes do Conselho Superior.

Para a Subcomissão são necessários 01 representante e 01 suplente dos seguintes segmentos: docente; tae´s e discentes.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail jorge.henrique@ifsp.edu.br .

O Conselho Superior é a instância máxima de caráter deliberativo e consultivo. Presidido pelo reitor, conta com representantes dos docentes, discentes, servidores técnico-administrativos, egressos, representantes da sociedade civil, do Ministério da Educação e dos diretores-gerais de campi.

A eleição está prevista para ocorrer no dia 17 de setembro; e as campanhas eleitorais, entre os dias 25 de agosto e 16 de setembro.

 

2 – Programa de Estágio Volkswagen

O objetivo do programa de estágio VW é:

  • Oferecer aos estudantes a oportunidade de complementarem a formação escolar;
  • Propiciar experiência prática, aperfeiçoamento técnico e cultural, científico e de relacionamentos;
  • É também uma oportunidade para identificar, atrair e desenvolver estudantes com potencial para futuras posições dentro da VW.

 

Estrutura do Programa:

Integração: os estagiários passam por uma Integração, cujo principal objetivo é receber informações importantes sobre a empresa, sobre o programa de estágio e também facilitar a compreensão inicial do ambiente corporativo, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão sistêmica do negócio. É neste momento que os estagiários se conhecem e interagem com os outros que já estão há mais tempo na VW.

 

Plano de atividades:

Programa de Capacitação Profissional (palestras, treinamentos, workshops): Os estagiários participam de eventos e treinamentos ao longo do programa de estágio, inclusive aprendem a metodologia para realização de um projeto aplicativo.

Projeto aplicativo: Os estagiários têm a oportunidade de realizar um projeto aplicativo em equipe multidisciplinar visando seu desenvolvimento e amadurecimento pessoal e profissional. Esses projetos são apresentados para um comitê, onde os 3 melhores projetos recebem um reconhecimento da Companhia.

Evento de Reconhecimento: Evento realizado para reconhecer e premiar os melhores projetos aplicativos Avaliação do estágio: todos os estagiários são avaliados a cada 6 meses. Esse processo visa contribuir com o feedback de desenvolvimento e próximos passos de carreira.

 

Critérios e elegibilidade:

Estar regularmente matriculado em cursos de nível técnico ou superior, cursando em 2015 o penúltimo ou último ano.

* Vagas técnicas somente para a planta de São Bernardo do Campo/SP e São José dos Pinhais/PR;

* Inglês intermediário;

* Bons conhecimentos de informática.

* Previsão de conclusão do curso: Estudantes de penúltimo ano (julho ou dezembro 2016) ou ultimo ano (Dezembro de 2015).

* Disponibilidade para estagiar por 6 horas (das 8h às 15h) ou período parcial (das 8h às 12h ou das 13h às 17h – somente para os cursos de Engenharia);

Número de vagas: 92 vagas distribuídas entre as unidades de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São Jose dos Pinhais (PR).

Duração do estágio: A duração do estágio pode ser de 1 até 2 anos, no máximo.

Inscrições e outras informações no site www.volkswagen.com.br/estagio2015

 

3 – Curso de Extensão – IFSP – Campus Matão

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão: “Aplicação do método Sol-Gel para a síntese de adsorventes com efeito footprint molecular, visando à diminuição de impactos ambientais associados à produção de biodiesel”.

Serão oferecidas 20 vagas para os alunos do IFSP e 10 vagas para os membros da sociedade matonense e região e egressos do IFSP. A carga horária total será de 28 h, com aulas teóricas e práticas, realizadas às terças-feiras, das 14 às 17 h. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 22/08/2014, pelo email: alexandre.cestari@ifsp.edu.br .

Objetivo do Curso:

Apresentar aos discentes os processos de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais para a redução de impactos ambientais associados à produção de biodiesel.

A produção de biodiesel no Brasil gera por ano volumes enormes de dois resíduos distintos: água de lavagem e glicerina. Através do curso, os alunos irão identificar as etapas de formação destes resíduos ao longo da cadeia produtiva e a aplicação da metodologia científica para o reaproveitamento, evitando o descarte indevido.

Os discentes também irão aprender, em teoria e prática, sobre o método Sol-Gel para a síntese de adsorventes industriais com efeito “footprint” molecular, visando à purificação dos efluentes para a adequação aos padrões de lançamento da Resolução do CONAMA.

Ao público alvo será exposto um problema ambiental e rotas científicas para a resolução do mesmo. Com isso, qualidades como criatividade, motivação e potencial inovativo serão estimuladas nos discentes.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s