COMUNIC – IFSP CAMPUS MATÃO Ano II, Edição nº 196

Prezados (as) servidores (as) e discentes, seguem informações do dia.

1 – Constituição do NAPNE no IFSP Matão

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) faz parte do Programa TEC NEP, coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. O TEC NEP visa inserir as pessoas com necessidades educacionais especiais (PNE) – deficientes, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnólogos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No IFSP, o NAPNE é regulamentado pela Portaria nº 2.200, de 22 de outubro de 2010.

O campus Matão está constituindo seu NAPNE e, por isso, buscamos servidores docentes e técnicos-administrativos que queiram fazer parte do grupo.

Os interessados, por gentileza, manifestem interesse até o dia 22 de agosto pelo endereço: caeifspmatao@gmail.com

Os que quiserem saber mais sobre o NAPNE podem consultar o site: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12779%3Aprograma-tec-nep&Itemid=800

Também enviamos a Portaria nº 2.200/2010 para ciência das finalidades e atribuições do NAPNE.

 portaria 2200 napnes

2 – Servidora do Campus Matão participa de Congresso de Ensino à Distância

Luciane_Andreza_ESUD2014

Entre os dias 05 e 08 de agosto, as servidoras Andreza Silva Areão, docente da área de Informática do campus Boituva, e Luciane Penteado Chaquime, técnica em assuntos educacionais do campus Matão, participaram do XI ESUD – Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, realizado em Florianópolis/SC.

O evento é organizado pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e tem como objetivo fortalecer a política de Educação a Distância (EaD) do governo brasileiro, disseminar o potencial dessa modalidade educacional, refletir sobre a formação inicial e continuada de professores por meio da EaD e, ainda, constituir-se num espaço de debate para pesquisadores da área. No ano de 2014, o tema foi “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”.

Além de participarem dos workshops e palestras promovidas durante o evento, as servidoras apresentaram artigos em sessões de comunicação realizadas no dia 07/08. O artigo apresentado pela servidora Andreza intitula-se “Perfil dos professores tutores de instituições públicas e privadas de Educação a Distância no Brasil” e trata-se de uma pesquisa com o objetivo de analisar o perfil sociodemográfico e profissional dos professores tutores brasileiros. Já a servidora Luciane apresentou o artigo “A tutoria virtual como ampliação da docência”, o qual resulta da pesquisa empreendida no mestrado e aborda a formação de professores a partir da prática pedagógica como tutores virtuais dos cursos de Informática para a Internet, Administração e Profuncionário oferecidos pela Rede e-Tec Brail/IFSP.

anais_esud2014_Luciane

3 – CAE e NSP – Boas-vindas à servidora Maria Andrea!

A Coordenadoria de Apoio ao Ensino e o Núcleo Sociopedagógico dão as boas-vindas à servidora Maria Andrea Armenine Chaine, tradutora e intérprete de LIBRAS, que iniciou suas atividades em nosso campus no dia 07 de agosto.

logoquadrado

Esse post foi publicado em Edições Comunic e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s