COMUNIC – IFSP CAMPUS MATÃO Ano II, Edição nº 227

Prezados (as) servidores (as) e discentes, seguem informações do dia.

1 – Jornada de Ciência e Tecnologia 2014 – Abertura HOJE às 19h

A Comissão da Jornada de Ciência e Tecnologia tem o prazer de convidar a todos os alunos e servidores do campus Matão para participarem da Solenidade de Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a ocorrer hoje, dia 14/10/2014, às 19h no Anfiteatro Central.

2 – Programação da Jornada de Ciência e Tecnologia 2014

 

3 – Projeto da Profª Alexandra Filipak, do Campus Matão, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e IFSP, é aprovado e assinado pelo Reitor na semana passada

 

Título do Projeto:

As mulheres rurais e a agroecologia na Região Sudeste: tecnologias para autonomia econômica, segurança alimentar e conservação da biodiversidade.

 

Contextualização:

O projeto foi elaborado pela Profª. Alexandra Filipak em diálogo com os docentes do Campus Matão e a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário.  Tem por objetivo a descentralização de recursos financeiros ao Instituto Federal de São Paulo – Campus Matão para executar ações de pesquisa e extensão para apoiar, fortalecer e capacitar as entidades e organizações que atuam com os grupos produtivos de mulheres rurais da agricultura familiar na produção agroecológica de alimentos na Região Sudeste.

A proposta pretende dialogar com a realidade das mulheres rurais da Região Sudeste desenvolvendo ações voltadas para a promoção qualificada e reflexiva da produção e transição agroecológicas em grupos de mulheres rurais, promovendo tanto o acesso às tecnologias que permitam esse processo de transição e sua viabilidade econômica quando se trata de produção de alimentos agroecológicos, quanto o diálogo com instituições responsáveis pela execução de políticas públicas voltadas para a autonomia econômica e empoderamento das mulheres rurais.

Esse projeto pretende atuar dentro da perspectiva da indissociabilidade entre pesquisa e extensão, por conta disso propõe atividades a comunidade acadêmica, as instituições executoras de políticas públicas e as mulheres rurais, através de movimentos sociais do campo.

 

Atividades:

1) Mapeamento de grupos de mulheres em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, em processo de transição para a produção de alimentos agroecológicos e inserção desses grupos em Redes Regionais de Mulheres Agricultoras Agroecológicas.

2) Realização de atividades de formação de abrangência regional e diversificada, com técnicas e técnicos de ATER, a partir de módulos de formação e intercâmbios, numa perspectiva de diálogos com os saberes teóricos e os já desenvolvidos em grupos produtivos de mulheres rurais. através de momentos de campo, com atividades nos grupos de mulheres mapeados, e momentos teóricos divididos em módulos.

3) Organização de feiras agroecológicas a fim de refletir e promover a inclusão econômica das mulheres a partir da produção de alimentos agroecológicos. Formação das mulheres participantes das feiras na área de Alimentos.

4) Atividades de registro de experiências dos grupos de mulheres, assim como as análises do processo. Publicação de cartilhas de forma a publicizar as ações realizadas e circular a informação.

5) Exposições de fotos e produtos oriundos dos grupos de mulheres nos Institutos Federais e Instituições de Ensino levantando o debate da importância da Agroecologia e da discussão feminista de gênero para a segurança alimentar e conservação da biodiversidade na região sudeste do país.

6) Todo o processo será avaliado e monitorado por todos os sujeitos que o compõem.

Esse post foi publicado em Edições Comunic e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s