COMUNIC – IFSP CÂMPUS MATÃO Ano IV, Edição nº 440

1 – Edital 134 Bolsa Ensino

Lançado Edital Bolsa Ensino. Na atual edição serão distribuídas 6 Bolsas Ensino. Pedimos especial atenção aos docentes para o prazo de inscrição dos projetos: 07 e 09 de março, das 7h às 21h na Coordenadoria de Apoio ao Ensino.

Clique Aqui para conferir o Edital 134 Bolsa Ensino

2 – Edital 137 PIBIFSP

Prezados servidores e discentes,

A Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFSP – Câmpus Matão, após solicitar suplementação orçamentária junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, recebeu a complementação necessária para o pagamento de todos os projetos que foram submetidos e aprovados de acordo com o Edital n° 804/2015. Além deste recurso, a Coordenação de Pesquisa obteve aprovação de mais recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP).

Dessa forma, informamos a publicação do Edital n° 137 / 2016 – Complementar, cujo período de inscrição ocorrerá de 04 a 19 de março de 2016.

Clique aqui para conferir o Edital 137/2016.

Clique aqui para ler o Comunicado CPI n° 03/2016, de 04 de março de 2016.

 

3 – O Canadá quer fazer de você um líder nas Américas

Bolsas de estudo ELAP com inscrições abertas até 29 de abril

O Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program, em inglês / PFLA – Programme des futurs leaders dans les Amériques, em francês) está com inscrições abertas. As bolsas são oferecidas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

Os interessados têm até o dia 29 de abril para se inscrever, e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante.

Para concorrer a uma das bolsas da edição 2016-2017, é preciso estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, não havendo um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadenses e brasileiras.

Durante a permanência no Canadá, os bolsistas devem manter o vínculo com seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses por quatro (4) meses e $9.700 dólares canadenses por seis (6) meses. Os valores acima são administrados pelas instituições canadenses anfitriãs e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores), além de despesas com moradia.

Os alunos de graduação e pós-graduação poderão iniciar seus estudos no Canadá entre 1º de julho de 2016 e 1º de fevereiro de 2017.

A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

Segundo o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, os benefícios de um intercâmbio vão muito além dos aspectos acadêmicos. Eles se refletem nos negócios, nos investimentos, na arte, na cultura, na política e em inúmeras outras áreas. “Os bolsistas do ELAP são verdadeiros embaixadores do Canadá no Brasil, elos importantes e duradouros na criação de pontes entre as duas nações e são a base para uma ampla cooperação.”, afirma o Embaixador.

Uma relação dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada na página da Universities Canada e na página do Colleges and institutes Canada.

Para conhecer a experiência de quem já participou do programa, visite o site da Rede Alumni Canada Brasil.

Sobre o ELAP

Lançado em abril de 2009, o programa já contemplou 780 bolsistas brasileiros em diversas áreas como ciências sociais, negócios, direito, educação, música, ciências da vida e biológicas, ciências aplicadas, engenharias e tecnologias da informação, entre outras.

Além de consolidar as relações entre instituições de ensino brasileiras e canadenses, o ELAP visa favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas.

Muitos dos participantes do ELAP, ao concluírem seus estudos no Brasil, retornaram ao Canadá para dar seguimento a um mestrado ou doutorado.

Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas na página de bolsas de estudo do governo canadense.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s